31/05/2008

Video



António, este é um vídeo original.
Talvez não se perceba muito bem, mas o vídeo é a redução de um fractal. É o meu primeiro vídeo fractal =D
Como é o primeiro primeiro vídeo não é muito bom. Devia ser menos rápido, como está não é muito claro, mas é com a experiência que se aprende =)

Lacrimosa

Olá a todos!
Finalmente tenho algum tempinho para o Método =)
Hoje, por falta de ideias e por falta de algum trabalho de pesquisa vou deixar apenas um video.


Evanescence

06/05/2008

Algoritmos de Verificação

Uma curiosidade que podem experimentar.
É sobre números de telemóvel, pensem no vosso número de telemóvel sem o indicativo.

1- Digite os 3 primeiros algarismos de seu telemóvel (não vale o indicativo 91, 93 ou 96...);
2- Multiplique por 80.
3- Some 1.
4- Multiplique por 250.
5- Some com os 4 últimos algarismos do mesmo telemóvel.
6- Some com os 4 últimos algarismos do mesmo telemóvel de novo.
7- Subtraía 250.
8- Divida por 2.

Então o resultado coincide ou não!
Este processo é o que se chama de um algoritmo de verificação (ou de confirmação).
Um algoritmo é uma maneira que adoptamos para resolver um problema, por exemplo para resolver uma equação de 2º grau usamos a formula resolvente para equações de 2º grau, então podemos dizer que a formula resolvente (para equações de 2º grau) é o algoritmo que usamos para resolver equações de 2º grau.
Os algoritmos de confirmação são usados para confirmar se um dado número pertencente a algo é verdadeiro, ok vou tentar clarificar... =P
Por exemplo nos supermercados para os artigos serem identificados, estes possuem um código de barras, os livros possuem o ISBN, um código que os identifica o livro, as notas de euro possuem o numero de série, os bilhetes de avião também possuem um numero para identificar a viagem. Como podem ver estes códigos são de grande importância, imaginem uma transferência de dinheiro entre bancos, o numero de série das notas tem que ser enviado para que quem receba o dinheiro possa confirmar que não falta nenhuma ou que nenhuma é falsa, no caso das notas de euro há mais características que permitem saber se uma nota é falsa ou não, para além do numero de série.
Ou imaginem num supermercado quando a senhora da caixa passa uma garrafa de água e o preço registado é cinco euros, sem dúvida que há algum problema com o código de barras.
Estes algoritmos de confirmação permitem-nos saber se há algum problema com o código do objecto que estão a representar, digamos assim.
O conjunto de passos apresentados no inicio deste post são isso, um algoritmo de verificação dos números de telemóvel. Penso que o número indicador não é considerado porque muda consoante a rede.
Por curiosidade e já que estamos a falar de algoritmos de confirmação eu vou deixar aqui o algoritmo de confirmação das notas de euro. Este algoritmo serve para todas as notas.
As notas euro são compostas por uma série de números e por uma letra. As letras indicam o país a que a nota pertence e cada letra tem um valor correspondente



Alguns dos países que aí estão não possuem euros mas foi-lhes atribuída uma letra e um número caso decidissem adoptar a moeda.
Então o algoritmo consiste em somar todos os números da série, depois soma-se o resultado ao número a que a letra corresponde. Agora o resultado desta soma tem que ser múltiplo de 9, isto é, se dividirmos o resultado por 9 a divisão tem que dar resto de zero, se não der significa que a nota é falsa!
Este tipo de algoritmo também é usado nos bilhetes de identidade, apesar de, em alguns BIs não ser possível verificar devido a um "pequeno" problema, mas vou deixar esse assunto para outro post.

03/05/2008

Je Realise

Sinik e James Blunt